Fundada em outubro de 1985

Reconhecida como uma empresa de referência na Qualidade Alimentar.

MISSÃO

A Beiragel, S.A. oferece ao mercado produtos alimentares de elevada qualidade, garantindo a satisfação de todas as partes interessadas, incluindo os Colaboradores, Clientes, Fornecedores e Parceiros. Garante ainda a satisfação e fidelização do consumidor final, através da qualidade e segurança dos seus produtos.

A EMPRESA

Fundada em outubro de 1985, a Beiragel localiza-se na zona urbana da cidade de Viseu e dedica-se ao comércio e transformação de produtos alimentares congelados.

Tinha como principal objetivo abastecer o pequeno comércio situado na Região Centro do País. Os principais mercados localizavam-se nos distritos de Viseu e Guarda, e em parte dos distritos de Coimbra e Aveiro. O fornecimento a estes clientes era, e ainda hoje é, assegurado pela frota de distribuição própria da Beiragel.

Motivada pelo rápido crescimento da sua quota de mercado e pela elevada exigência do sector, sentiu necessidade de criar uma marca própria para o pescado congelado.

Assim, decidiu-se pela criação de uma linha de transformação contínua que permitia a obtenção de produtos de elevada qualidade. Estes produtos juntamente com a marca Beiragel são hoje facilmente associados à imagem de qualidade que a empresa sempre pretendeu transmitir ao consumidor.

Com o objetivo de solidificar a imagem da empresa no mercado, optou por fornecer alguns armazenistas, que assim asseguram um mercado para os produtos da marca Beiragel em zonas que a nossa frota de distribuição não abrange.

No decorrer do ano 2001 verificaram-se grandes transformações na empresa, tais como alteração de Sociedade por Quotas para Sociedade Anónima, criação do Departamento de Qualidade, ampliação das suas instalações físicas (para uma área coberta aproximada de 3.500 metros quadrados em Viseu), reestruturação do Departamento Comercial, etc.

Devido à política de investimento continuada adquiriu, no decorrer de 2005, instalações próprias em Castelo Branco, com uma área coberta de cerca de 750 metros quadrados, que possibilitou o alargamento das áreas abrangidas pela distribuição direta, e, consequentemente, a conquista de novos clientes.

Nas zonas geográficas não cobertas pela nossa distribuição continuamos a fazer acordos comerciais com novos armazenistas localizados fora dessas mesmas zonas de influência.

Os mercados comunitário e internacional continuam a ser mercados interessantes para a Beiragel pois efetuamos exportações com regularidade, e temos boas perspetivas de crescimento nestes mercados a médio e longo prazo.

A Beiragel assume-se cada vez mais como empresa primeiramente industrial, o peso no total das vendas desta vertente industrial tem-se situado sempre acima dos 50% tendo no corrente ano de 2022, e no ano de 2021, atingido os 58% e 63% respetivamente, não deixando qualquer dúvida em relação à sua atividade principal que é a indústria alimentar, representando a vertente comercial um peso de cerca de 40%.

Salienta-se, no entanto, que, nestes últimos anos o peso nas vendas dos produtos acabados da marca Beiragel tem sido cada vez maior, e nesse sentido a empresa tem mantido a aposta em assegurar elevados níveis de qualidade desses produtos que põe à disposição de todos os consumidores.

Desde o ano de 2007 que a estratégia tem passado também por alargar estes padrões de qualidade tanto aos procedimentos internos, como aos processos de gestão, tendo culminado essa estratégia, ainda no decorrer desse ano, com a atribuição pelo IAPMEI do Estatuto de PME Líder, que pretende distinguir as empresas que obtenham elevadas performances em termos de Gestão, e que apresentem um perfil de risco baixo.

No início de 2008 toda esta estratégia baseada na qualidade foi reconhecida com a obtenção da certificação dos processos de conceção, produção e comercialização de produtos alimentares congelados e refrigerados pela norma NP EN ISO 9001, e também, segundo os requisitos do Sistema Food Safety decorrente da metodologia de Segurança Alimentar HACCP, ambos emitidos pela TUV Rheinland Portugal. Esta certificação ainda hoje se mantém.

Desde 2008 até 2018 a Beiragel tem sido, todos os anos, distinguida pelo IAPMEI com o Estatuto PME Líder, e durante vários anos obtivemos também a distinção de PME Excelência, sendo estes prémios atribuídos às PME’s cujos indicadores de Gestão foram considerados como sendo os melhores entre as mais de 300 mil em atividade (dados do INE – 2008). O único ano em que não fomos PME Líder foi em 2019 em que os indicadores financeiros foram “menos bons”, como consequência direta do incêndio nas nossas instalações em 2018. Desde 2020 até à data tem sido novamente atribuído o estatuto PME Líder à Beiragel.

No decorrer do ano de 2011 as instalações sede da Beiragel foram alvo de um processo de remodelação. Com esta remodelação a Beiragel pretendeu efetuar uma grande intervenção na “sala de transformação” dotando-a de mais e melhor equipamento industrial, bem como dotar todo o edifício de instalações adequadas ao crescimento que a empresa teve nos últimos anos, quer ao nível dos seus colaboradores, quer ao nível de toda a logística ligada à atividade industrial.

Esta remodelação ficou concluída no decorrer do ano 2014, e o edifício ficou com uma área total de implantação superior a 4 mil metros quadrados, e com uma sala de laboração dotada de equipamentos modernos, com espaços amplos, e, quer a nível de escritórios, quer a nível das outras instalações sociais, a empresa estava perfeitamente dimensionada para o aumento de colaboradores que se vinha a verificar.

No início de 2018 a Beiragel começou a projetar nova intervenção no edifício industrial, com o objetivo de unir este edifício a um outro existente no lote de terreno contíguo (em fase final de construção) otimizando assim os circuitos de produção, as áreas de circulação e a capacidade de armazenamento.

No entanto, na madrugada do dia 20 de junho de 2018, um incêndio deflagrou nas instalações fabris da Beiragel, destruindo por completo todo o edifício sede, equipamentos industriais e administrativos, bem como todas as existências que se encontravam em stock, inviabilizando todo o projeto que vinha sendo idealizado…

O edifício que se encontrava em fase final de construção (armazém), e que não foi afetado pelo sinistro, foi de imediato intervencionado, no sentido de o converter, no mais curto espaço de tempo, numa unidade industrial que permitisse voltar a laborar e manter a atividade até então exercida nas anteriores instalações.

Ainda no decorrer do ano de 2019, o edifício com uma área aproximada de 2.600 metros quadrados, estava devidamente licenciado e a funcionar, o que permitiu começar a retomar aos poucos a nossa atividade industrial que no final desse ano já representava mais de 50% do volume de negócios da Beiragel.

Retomando o projeto idealizado no início de 2018, a Beiragel procedeu durante o ano de 2020 à reconstrução do edifício sinistrado, erigindo-o contíguo ao edifício reconvertido no ano anterior, dispondo agora de uma área total edificada de 4.460m2.

Este edifício dispões de uma área superior à do edifício consumido pelas chamas em 2018, uma área de armazenamento superior, e uma sala de laboração maior, mais funcional e com uma capacidade de produção instalada superior.